Sobre o Professor

O Mundo, a Índia, o Yoga e o Barreiro

Marichiasana D
Marichyasana D

São já 14 anos de viagem pelo universo do Yoga, por entre as suas várias galáxias, asterismos e constelações. Uma aventura de vida recheada de várias tonalidades e sabores.

O Yoga tem um quê de complexidade no que toca a traduzi-lo para o nosso português, caso queiramos realmente abranger toda a sua amplitude de sentido e significado. É um estado de espírito, uma prática e um modo de viver, que inclui o cultivar de uma disciplina pessoal e um adubar de uma certa integridade. Um ampliar da nossa consciência. Um novo respirar. Também é uma prática que, no sentido mais generalizado, se traduz como União, uma união entre dois pólos. Partindo do princípio de que vivemos numa dimensão dualista  ̶  certo ou errado, bonito ou feio, bom ou mau  ̶  o Yoga, num sentido prático, afina o ser para o meio-tom. Se houver uma entrega e prática sinceras, desenvolvemos a capacidade de contemplar os meios-tons da existência.

Década e meia depois de esta experiência se ter iniciado, e já com vários anos a viver na Índia com o objetivo de mergulhar e nadar no vasto oceano do Yoga, de estudar a sua história, origem, os vários estilos e dimensões, cada vez mais sinto a vontade de partilhar tudo o que tenho aprendido. Confirmo que a sua prática têm o potencial de desenvolver uma consciência física e mental, sendo um grande apoio para quem aspira crescer e aprender com a vida.

 

pinchamayurasana
Pincha Mayurasana

Com o tempo e com naturalidade, foram nascendo de mãos dadas uma vontade e o à-vontade de partilhar a minha experiência e consciência da prática e do modo de estar do Ioga.

 

Nas várias viagens a Mysore (capital do Ashtanga Vinyasa Yoga), Norte e Sul de Goa, Auroville, Kerala, Varanasi, Tiruvanamalaia, Omkareshwar, Jaipur, Pushkar, Haridwar, Rishikesh, Dharamshala e, claro, os grandes Himalaias, tive a oportunidade de conviver e aprender com vários mestres, professores, amigos, amigas e com os mais humildes praticantes e viajantes a arte do Yoga: a sua prática, a meditação, a música e a sua “magia”.

Entre Índia, Brasil, Argentina, Bali e Europa, o espetro é diversificado e colorido, foram já várias as situações e as escolas/estúdios onde tive a oportunidade de ensinar o que tenho vindo a aprender e praticar, geralmente como professor de apoio. Existem vários estilos de Yoga, sendo que o que partilho é o método Ashtanga Vinyasa Yoga, com a sua história marcada pela energia prática e curativa de um grande professor e mestre de Yoga, Sri Tirumalai Krishnamacharya.

São vários os discípulos/estudantes conhecidos dos seus ensinamentos, entre eles, B.K.S. Iyengar, K. Pattabhi Jois, Indra Devi, T.K.V. Desikachar e B.N.S. Iyengar (com quem tive a oportunidade de fazer cursos de Pranayama, Filosofia e História do Yoga) entre muitos, muitos outros.

Agora com o meu próprio estúdio de Yoga localizado no Barreiro na zona antiga, espero puder proporcionar o melhor momentum para o(a) praticante e estudante desenvolver e aprofundar os estudos e práticas do Ashtanga Vinyasa Yoga e as suas várias correntes.

Dedicado a todos os grandes mestres, yogis e praticantes de Yoga de todos os cantos do mundo. Até lá desejos de boas práticas… Namaskaram e um Bem Haja pela presença,
Tiago Machado
[voltar à pag. inicial]
Anúncios
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close